No Brasil, as pessoas têm discutido cada vez mais o potencial terapêutico do uso da cannabis medicinal no tratamento de diversas condições de saúde. Inclusive, a cannabis é composta por mais de 100 componentes químicos, sendo o principal o THC, responsável pelos efeitos psicoativos. Da mesma forma, os Óleos Medicinais contêm o CBD, que é estudado por seus benefícios terapêuticos e não possui efeitos psicoativos.

No entanto, para obter a autorização de uso legal da cannabis medicinal no Brasil, é necessário seguir alguns passos importantes: (1) O paciente deve obter uma receita médica e um laudo médico que comprove a necessidade do uso no tratamento de doença. Posteriormente, o paciente deve (2) solicitar a autorização de importação especial da ANVISA. Ademais, A ANVISA é o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização da importação de substâncias controladas.

Neste sentido, o nosso escritório faz todo o auxílio em todas as etapas aqui descritas no texto.

AGENDAR UMA CONSULTA

As operadoras de planos de saúde são obrigadas a cobrir tratamentos com cannabis medicinal, caso um médico especialista faça a indicação e haja aprovação da ANVISA. Caso o plano de saúde se recuse a cobrir o tratamento, o paciente pode buscar auxílio na Justiça para garantir esse direito.

É importante ressaltar que um médico especialista, com autorização da ANVISA, deve sempre indicar o uso da cannabis, e que ela não é uma opção para todas as condições de saúde. E, a cannabis medicinal pode ser uma opção segura e eficaz, e a lei garante que seu uso seja acessível.

Neste sentido, procure o seu escritório de advocacia de confiança e entenda melhor quais são os seus direitos. Conheça mais sobre os nossos serviços – clicando aqui!